terça-feira, 12 de julho de 2011

TRANSFERÊNCIA DE AUTORIDADE

Discurso do Exmo Cmdt do Multinational Battle Group
COR Cav Villa de Brito

Exmo Brigadeiro General James Mason, Comandante Multinacional Norte 
Exmo Dr Paulo Lourenço, Encarregado de Negócios de Portugal na BiH
Exmos Convidados, minhas senhoras e meus senhores

Em nome de todos os militares que prestam serviço neste Multinational Battle Group (MNBG) permitam-me que agradeça a vossa presença nesta cerimónia, a qual constitui para nós motivo de orgulho e satisfação e é a prova de que podemos contar com o apoio permanente do nosso escalão superior, a Brigada Multinational Norte e que o nosso trabalho é reconhecido e apreciado pelas populações e militares da Bósnia-Herzegovina.

Minhas Senhoras e Meus Senhores

Perante nós, estão militares do novo Batalhão Português, o Agrupamento GOLF, que a partir de hoje será integrado no MNBG e iniciará a sua missão no âmbito da SFOR. Para os militares portugueses aqui presntes este é o inicio de uma nova depois de seis meses de preparação na Brigada Mecanizada Independente (BMI).
Preparação sem dúvida árdua e dificilo mas que estou certo lhe permitirá desempenhar cabalmente as suas tarefas e mostrarem-se dignos dos que os antecederam e tanta honra e lustre granjearam para Portugal.
Este será o 16º Batalhão Português a prestar serviço na BiH desde 1996, o que perfaz um total de 6000 militares portugueses que estiveram integrados nas missões da IFOR e da SFOR, o que constitui um contributo importante de Portugal, especialmente se tivermos em conta as caracteristicas do nosso país em termos geográficos e populacionais.
Mas a partir de hoje também, e pela segunda vez consecutiva, o Batalhão português integrará uma Companhia Eslovena que pertence ao 10º Batalhão de Infantaria Mecanizado de 1ª Brigada do Exército Esloveno.
Também a Eslovénia tem uma longa participação na SFOR, desde 1997 com uma unidade de helicópteros, posteriormente com unidades de policia Militar e médicas em 1999 e 2000 até à sua integração no novo MNBG desde Janeiro deste ano, o que constitui igualmente um assinalável esforço desta nação.
Estou certo que os militares eslovenos continuarão a representar de forma excelente o seu país, tal como fizeram os seus camaradas que terminaram a sua missão na passada semana.

Tenente-Coronel César Fonseca, Comandante do 1º Batalhão de Infantaria Páraquedista

Perante os nossos distintos convidados e os militares do Agr GOLF quero reiterar os meus cumprimentos pela forma excepcional como o 1ºBIPara cumpriu desde Janeiro do corrente ano a sua missão, prestigiando Portugal e as Forças Armadas portuguesas.
As tuas assinaléveis qualidades profissionais e humanas e a tua capacidade de liderança constituiram para nós uma referência e foram um inestimável contributo para a manutenção da paz e melhoria da estabilidade desta região.
Não posso esquecer que pela primeira vez na história das Forças Armadas portuguesas uma força militar de um país aliado, a Eslovénia, foi integrada na estrutura orgânica de um Batalhão Português e que essa integração decorreu sem quaiquer problemas, permitindo que militares de diferentes países e diferentes culturas, trabalhassem em conjunto para o objectivo comum.
Como Comandante do MNBG devo por isso agardecer-te publicamente todo o apoio prestado e dizer que me sinto profundamente honrado por te ter tido sob o meu comando.
Muito obrigado César.

TCor Luís Fonseca, Comandante do Agrupamento GOLF

A partir de hoje terás os teus ombros a honrosa mas dificil tarefa de comandar o Batalhão Português em missão de manutenção de paz na BiH.
O teu batalhão é formado com base em militares da BMI a qual ao longo dos últimos anos tem formado batalhões para missões não só na Bósnia mas também no Kosovo e Timor Ocidental.
Muitos dos militares aqui presentes são já veteranos de missões nesses territórios o que estou certo constituirá uma mais valia para o desempenho do Batalhão.
Com essas experiências acumuladas, com a preparação intensiva a que estiveram sujeitos e também com um comando que inclui militares profissionais, já com provas dadas em diferentes situações, penso que estão reunidas as condições para que o Agr GOLF continue na senda dos anteriores Batalhões portugueses que tão bem cumpriram as suas missões de paz no âmbito da NATO.
Assim a sorte vos proteja. Boa sorte, Luís.

Militares do Agrupamento GOLF

Vão estar integrados numa unidade multinacional, o MNBG, que tem por lema One Mission One Team, o que quer dizer que independentemente dos nossos diferentes uniformes ou da nossa lingua todos trabalhamos para um fim comum, porque todos temos de cumprir a mesma missão. E a nossa missão é a de garantir a paz e segurança às populações das nossa áreas de resposabilidade para que as pessoas possam preparar melhor o seu futuro.
Ser guardião de paz na Bósnia-Herzegovina não é tarefa fácil. Ao longo dos próximos meses muito esforço será exigido de todos vós, mas podem estar certos que as futuras gerações deste país vos estarão reconhecidas.
Relembro-lhes apenas que terão de ser imparciais e sensatos na avaliação das situações e terão também de ser firmes mas educados nas acções a desenvolver.
Sei que estão preparados para assumir e cumprir com êxito as vossas tarefas, mas para todas as regras de segurança, precavendo acidentes e evitando problemas que possam pôr em risco as vossas vidas ou dos vossos camaradas e manchar a vossa missão.
Conto convosco para levar por diante esta nobre terefa.
Boa sorte para todos.

  
 

 
  
    
 

Sem comentários:

Enviar um comentário