quarta-feira, 13 de julho de 2011

ECOS DO JOINT RESOLVE XXX

O balanço do exercício JOINT RESOLVE, em Mostar, é positivo, Na partida, dia 21 de Agosto, dois grupos: o Heli Advanced Party, privilegiados que desfrutaram de cerca de uma hora e meia de panorâmica aérea, calma e totalmente espectacular e o Ground Advanced Party que, por terra e por um percurso bastante sinuoso, mas também bonito, levou mais 6 horas a percorrer a mesma distância. No dia seguinte avançou o Grosso, Chaimites e Ivecos, que felizmente não teve problemas maior e chegou à hora prevista.
Já em Mostar deparámo-nos com novos hábitos alimentares e um horário de refeições demasiadamente rígido! Nas refeições nunca vimos sopa e alguns pratos (de plástico) pareciam ter comida extraterrestre (o que nos valia eram as sobremessas!). Constatámos também, que não havia separação do lixo. Ia tudo para o mesmo saco (parecido com elaborado sistema de separação de cá!).
No dia 23 começaram os Border Crossing Points (BCP), os Check-Points (CP) de viaturas e os Patrulhamentos nas Opstinas à nossa responsabilidade: CITLUK, CAPLJINA, STOLAC, RAVNO e NEUM. Todas as missões decorreram dentro da normalidade, tendo cada uma delas contribuido para o conhecimento, ainda que superficial. do território local e aperfeiçoamento das técnicas de execução de CP's (não obstante o treino de estabelecimento de "Check-Points" durante o aprontamento, foi a primeira vez que fizemos em operações reais).
Durante os dias que permanecemos na BRIGADE SALAMANDER, o convivio com os militares "residentes" (Espanhóis, Franceses, Italianos, Alemães e Marroquinos) foi quase permanente. Muitos ficaram surpreendidos com a nossa capacidade poliglota e mais uma vez ficou provado que, nas relações interpessoais o "Tuga" não falha.
O regresso, no dia 27, ao Campo Dannervike, realizou-se em duas levas e ficou marcado pela demora da segunda coluna, provocada por problemas mecânicos nas já cansadas Chaimites e Jipes UMM.
O balanço do exercicio na Brigada SE é realmente positivo. Acredito que todos os militares amadureceram tanto a nível pessoal, como profissional, devido ao contacto com militares de forças armadas diferentes, seus materiais e experiências.

Sem comentários:

Enviar um comentário