quarta-feira, 13 de julho de 2011

PRECAUÇÕES NA CONDUÇÃO DE INVERNO

Ao aproximarmo-nos da época de inverno e por estarmos num país em que o clima nesta estação pode atingir temperaturas extremamente baixas, convém fazer algumas recomendações aos condutores/operadores e chefes de viatura do AGRUPAMENTO GOLF quer em parque, quer durante a condução ou operação das mesmas.

Em parque ter em atenção:
  • Corta corrente desligado
  • Travão de parque não accionado
  • Direcção direita
  • Escovas limpa vidro levantadas
  • Não fechar as portas à chave
  • Efectuar aquecimento diário a partir do meio da manhã
  • Verificar todos níveis e recompletar se necessário com os óleos e líquidos apropriados para o efeito
 Antes de arrancar com a viatura:
  • Verificar todos níveis e recompletar se necessário, tendo em atenção o uso de anti-congelantes, se o depósito limpa vidros tiver que ser atestado junte álcool desnaturado misturado em porções 1/1 com água. Se notar que o liquido do radiador está congelado deve contactar de imediato a Secção de Manutenção e jamais por o motor em funcionamento
  • Confirmar se as correias estão em bom estado e sem gelo
  • Verificar a pressão e o estado dos pneus, incluindo o de reserva
  • Verificar toda a palamenta, não esquecendo as correntes de neve, ferramenta de pioneiro e a espátula para o gelo
  • Ligar o corta corrente
  • Colocar a viatura a trabalhar e não acelerar bruscamente, tal procedimento pode mesmo partir o motor, principalmente nas viaturas com turbo.
  • Aquecer o motor durante 10 a 15 minutos
  • Testar os travões
  • Verificar todo o sistema de luzes e oainel
  • Ao retirar viaturas do parques cobertos ter em atenção ao "choque térmico", pode dar origem a quebra de vidros
  • Nunca tentar retirar o gelo com água quente, sob o risco de partir os vidros
  • O chefe de viatura deve confirmar se a palamenta se encontra na viatura juntamente com as correntes de neve e se o boletim de serviço está em dia

Durante a marcha:
  • Consultar com frequência o painel de instrumentos
  • Evitar acelerações bruscas e mudanças de direcção repentinas
  • Respeitar a velocidade máxima que está estipulada pela SFOR e que é de 40 e 60 Km/h
  • Recorrer à caixa de velocidades para redução da velocidade de marcha
  • Se a viatura levar as correntes de neve nas rodas a velocidade de marcha deve ser tão reduzida quanto possivel
  • Em paragens prolongadas colocar o motor em funcionamento pelo menos 5 minutos por cada hora. Colocar os calços e não travar com o travão de parque
  • Em caso de acidente, acima de tudo mantenha a calma, contacte a Polícia Militar e a unidade, não pague seja o que for e não entregue documentos pessoais ou militares.
Todos os militares que exerçam funções de condutor ou de chefe de viatura devem cumprir na íntegra estas recomendações, de modo a que não seja comprometido, quer o desempenho operacional/administrativo do Agrupamento, quer a integridade física dos ocupantes das viaturas.

Mais vale perder 1 minuto na vida do que a vida num minuto.

BOA MISSÃO 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário