Em parque ter em atenção:
- Corta corrente desligado
- Travão de parque não accionado
- Direcção direita
- Escovas limpa vidro levantadas
- Não fechar as portas à chave
- Efectuar aquecimento diário a partir do meio da manhã
- Verificar todos níveis e recompletar se necessário com os óleos e líquidos apropriados para o efeito
Antes de arrancar com a viatura:
- Verificar todos níveis e recompletar se necessário, tendo em atenção o uso de anti-congelantes, se o depósito limpa vidros tiver que ser atestado junte álcool desnaturado misturado em porções 1/1 com água. Se notar que o liquido do radiador está congelado deve contactar de imediato a Secção de Manutenção e jamais por o motor em funcionamento
- Confirmar se as correias estão em bom estado e sem gelo
- Verificar a pressão e o estado dos pneus, incluindo o de reserva
- Verificar toda a palamenta, não esquecendo as correntes de neve, ferramenta de pioneiro e a espátula para o gelo
- Ligar o corta corrente
- Colocar a viatura a trabalhar e não acelerar bruscamente, tal procedimento pode mesmo partir o motor, principalmente nas viaturas com turbo.
- Aquecer o motor durante 10 a 15 minutos
- Testar os travões
- Verificar todo o sistema de luzes e oainel
- Ao retirar viaturas do parques cobertos ter em atenção ao "choque térmico", pode dar origem a quebra de vidros
- Nunca tentar retirar o gelo com água quente, sob o risco de partir os vidros
- O chefe de viatura deve confirmar se a palamenta se encontra na viatura juntamente com as correntes de neve e se o boletim de serviço está em dia
Durante a marcha:
- Consultar com frequência o painel de instrumentos
- Evitar acelerações bruscas e mudanças de direcção repentinas
- Respeitar a velocidade máxima que está estipulada pela SFOR e que é de 40 e 60 Km/h
- Recorrer à caixa de velocidades para redução da velocidade de marcha
- Se a viatura levar as correntes de neve nas rodas a velocidade de marcha deve ser tão reduzida quanto possivel
- Em paragens prolongadas colocar o motor em funcionamento pelo menos 5 minutos por cada hora. Colocar os calços e não travar com o travão de parque
- Em caso de acidente, acima de tudo mantenha a calma, contacte a Polícia Militar e a unidade, não pague seja o que for e não entregue documentos pessoais ou militares.
Todos os militares que exerçam funções de condutor ou de chefe de viatura devem cumprir na íntegra estas recomendações, de modo a que não seja comprometido, quer o desempenho operacional/administrativo do Agrupamento, quer a integridade física dos ocupantes das viaturas.
Mais vale perder 1 minuto na vida do que a vida num minuto.
BOA MISSÃO
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