Os tipos de patrulhas normalmente efectuadas dividem-se em diurnas ou nocturnas.
Numa primeira fase, de preparação, são dadas à Secção instruções sobre a hora de saida da patrulha (na presente situação 22:00 horas), hora para as viaturas estarem na Delta-Coy, para levantamento de material, equipamento colectivo da viatura e pessoal, e ainda para o briefing da patrulha (21:30). Tudo é feito de maneira a estarmos preparados e prontos cerca de 15 minutos antes da hora prevista da saida (21:45). Deste modo, temos uma (pequena) margem de manobra para fazer face a alguma necessidade de última hora.
No briefing são referidos o horário preciso da patrulha, intenerário a seguir, pontos de contacto com a Delta-Coy, velocidades de marcha, cuidados gerais com a condução e condutores locais e o modo como estes conduzem, e ainda as tarefas individuais de cada elemento da Secção, já previamente atribuidas, não esquecendo todo o tipo de informação que deve ser recolhida de acordo com o Weekly Intelligence Collection Plan. A pausa para "esticar as pernas" e beber o café da praxe também não é esquecida tendo o cuidado de se escolher um local já anteriormente referenciado como local de "estranhas" actividades para alguns dos frequentadores das estradas locais (claro esta que não consta da lista proibida!). A parte apeada também é referida, tendo o cuidado de relembrar a divisão da Secção, sabendo quem são os elementos que apeiam e os que ficam com as viaturas. O periodo de tempo para contacto rádio entre as duas partes da Secção já está previamente estabelecido como NEP da mesma.
Após tudo isto, a patrulha está pronta para a saida com os já referidos 15 minutos de avanço. A saida é feita às 22:00 horas. Todo o intenerário foi percorrido com normalidade, foram seguidas as indicações do brienfing. Apenas uma parte da patrulha apeada não foi efectuada em virtude do estado do tempo não ser o melhor e de a presença de populares fora das sua habitações ser tão reduzida que não se justificava o seu emprego. A pausa para o café e "esticar de pernas" também foi efectuada no local previsto não tendo nessa noite sido presenciado nada de estranho, pelo que a patrulha prosseguiu o seu percurso tendo terminado o mesmo pelas 02:00 (hora prevista no planeamento) sem que nada de anormal fosse presenciado.
Em jeito da conclusão, pode dizer-se que esta foi "apenas" mais uma das muitas patrulhas que a Delta, tal como as outras companhias deste Agrupamento, faz diariamente, apenas com uma pequena diferença: nesta fomos honrados com a presença do nosso Exmo Comandante TCor Fonseca, o que em nada mudou a atitude dos homens desta companhia que, ao fim de mais de 250 patrulhas efectuadas, já contam com muito mais experiência e saber acumulado que em tudo facilitam o bom desempenho operacional e promovem uma imagem bastante positiva deste nosso Agrupamento GOLF junto das gentes deste país.
Sem comentários:
Enviar um comentário