domingo, 10 de julho de 2011

DOBOJ

Castelo de DOBOJ
É uma cidade do Norte da Bósnia-Herzegovina (BiH) situada no lado da Republica Sérvia, próxima da fronteira com o lado Este da Croácia. Está localizada na junção do Rio BOSNA com o Rio SPREEA.
Constitui uma das regiões agricolas mais produtivas em milho, trigo e frutos. Em termos de pecuária, possui grandes criações de porcos. É também onde se encontra o principal nó de caminhos -de-ferro da BiH; por lá passam a linha ZAGEB (Capital da Croácia) TUZLA e a linha Norte (Bosanski Samac) Sul (Mostar).

Estação de DOBOJ
DOBOJ (BQ 69 57) teve grande significado durante a guerra civil em 1992, pois estava no meio das mais importantes linhas rodoviárias. Em Maio desse mesmo ano, esta Cidade foi tomada pelos Sérvios da BiH. Em Outubro de 1995, o Exército Bósnio (muçulmanos) lançou um pesado assalto a esta cidade, mas os resultados foram nulos, isto devido aos Acordos de Dayton. Em 1995, DOBOJ ficou na parte Sérvia da BiH conjuntamente com outras cidades como PRIJEDOR e BANJA LUKA. De salientar que, antes da guerra, a população desta cidade era constituida por 40% de bósnios muçulmanos e que no final de mesma ficou habitada unicamente por sérvios bósnios. Em Abril de 1996, os bósnios muçulmanos, que tinham vivido em DOBOJ tentaram voltar para as suas casas mas foram impedidos pelos sérvios bósnios de regressar a esta cidade. As tropas da NATO nada puderam fazer.
Actualmente, na cidade de DOBOJ vivem aproximadamente 30 mil pessoas, sendo 93% Sérvios e 7% Muçulmanos e Croatas. Em termos de emprego, apenas 40% da população é activa. Os restantes tentam sobreviver montando o seu próprio negócio: agricultura, venda ambulante, contrabando, etc.
Quanto a infra-estruturas, esta cidade possui, entre outras, as seguintes: uma rede de água potável, electricidade (que vem da central termoeléctrica de BRCKO), Correios, um Hospital, um Museu, uma Biblioteca, Polícia local, Escolas (jardins de infância, escolas de enfermagem e algumas  fábricas (material eléctrico, velas, instrumentos de agricultura e equipamento de baixa voltagem).
Em termos de Igrejas possui duas Ortodoxas (Sérvias), uma Sinagoga, uma Mesquita (em reconstrução) e uma Igreja Católica Croata (no final de 2002 ainda em fase de construção).
Quanto às estradas, 85% são de alcatrão (muitas em mau estado) e as restantes são de terra batida.
Os principais problemas desta cidade, à semelhança da maioria das cidade da BiH, são o desemprego e o retorno de alguns muçulmanos, que estão a tentar reconstruir as  suas antigas casas.
Relativamente à produtividade e à utilização das capacidades económicas encontra-se a 18% comparativamente ao período de antes da guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário