Castelo de DOBOJ |
Constitui uma das regiões agricolas mais produtivas em milho, trigo e frutos. Em termos de pecuária, possui grandes criações de porcos. É também onde se encontra o principal nó de caminhos -de-ferro da BiH; por lá passam a linha ZAGEB (Capital da Croácia) TUZLA e a linha Norte (Bosanski Samac) Sul (Mostar).
Estação de DOBOJ |
Actualmente, na cidade de DOBOJ vivem aproximadamente 30 mil pessoas, sendo 93% Sérvios e 7% Muçulmanos e Croatas. Em termos de emprego, apenas 40% da população é activa. Os restantes tentam sobreviver montando o seu próprio negócio: agricultura, venda ambulante, contrabando, etc.
Quanto a infra-estruturas, esta cidade possui, entre outras, as seguintes: uma rede de água potável, electricidade (que vem da central termoeléctrica de BRCKO), Correios, um Hospital, um Museu, uma Biblioteca, Polícia local, Escolas (jardins de infância, escolas de enfermagem e algumas fábricas (material eléctrico, velas, instrumentos de agricultura e equipamento de baixa voltagem).
Em termos de Igrejas possui duas Ortodoxas (Sérvias), uma Sinagoga, uma Mesquita (em reconstrução) e uma Igreja Católica Croata (no final de 2002 ainda em fase de construção).
Quanto às estradas, 85% são de alcatrão (muitas em mau estado) e as restantes são de terra batida.
Os principais problemas desta cidade, à semelhança da maioria das cidade da BiH, são o desemprego e o retorno de alguns muçulmanos, que estão a tentar reconstruir as suas antigas casas.
Relativamente à produtividade e à utilização das capacidades económicas encontra-se a 18% comparativamente ao período de antes da guerra.
Sem comentários:
Enviar um comentário