segunda-feira, 11 de julho de 2011

BANJA LUKA

Banja Luka, a cidade conhecida como "a beleza das regiões fronteiriças" elevando-se a 163m acima do nível da água do mar. Com mais de 200 000 habitantes, é a maior cidade da Republika Srpska, sendo o seu centro económico, cultural, politico e social. Estende-se entre as margens dos rios Vrbas e Vrbanja. Esta cidade situa-se numa área considerável no vale de Vrbas em direcção ao campo de Lijevce. O ambiente da cidade é muito pitoresco e rico em zonas verdes. A beleza da paisagem permaneceu intacta, mesmo após o catastrófico terramoto de 1969, quando os habitantes desta região enfrentaram toda a brutalidade das forças da natureza. Por solidariedade das pessoas do mundo inteiro, a cidade foi reconstruida tendo sido erguidos muitos edificios novos - Banja Luka renesceu.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Resultados arqueológicos no território revelaram que o primeiro povo a habitar Banja Luka foi uma tribo denominada IIIhorian, que acabou por ser dominada por Germanicus, lider de um exército romano, no século IX. Os romanos passaram muito tempo neste país tendo fortifocado a margem esquerda do Vrbas, que chamaram Castra. Esta fortaleza continua intacta e muito visitada sob o nome de Kastel. Foi durante a ocupação dos eslavos, nos séculos VI e VII, que a cidade tomou o seu actual nome, em 1494. O centro histórico da cidade era a zona que é hoje conhecida como Gornji Seher. Os Turcos conquistaram a cidade em 1528 e, embora com curtas interrupções, permaneceram até as 1878. Por muito tempo Banja Luka foi a sede principal do exército Bósnio. Até 1918 a cidade esteve sob o dominio do império Austro-Húngaro.
Kastel
Durante a segunda guerra mundial, de 15 Abril de 1941 até 22 Abril de 1945, a cidade esteve ocupada pela Alemanha fascista. Durante este periodo, o movimento de libertação nacional esteve sempre muito activo em Banja Luka.

ACTUALMENTE
É necessário visitar Banja Luka para nos apercerbermos da riqueza do seu património histórico e cultural. Não precisamos de perceber a língua para inferirmos que somos recebidos de uma forma simpática, afável e prazenteira. Recheada de ruas cheias de gente extremamente agradável, apetecíveis restaurantes, parques imensos onde permanecem estátuas dos mais valorosos heróis. Banja Luka é uma cidade grande de valor arquitectónico e paisagístico. A cultura está em qualquer esquina, onde se podem comprar livros de qualidade a preços acessíveis. 

Sem comentários:

Enviar um comentário