segunda-feira, 11 de julho de 2011

A "ÁRDUA" VIAGEM

Foi no passado dia 28 de Julho de 2003 que cerca de 193 militares do Agrupamento GOLF/BMI/SFOR fizeram a sua viagem para o TO da BiH, para se juntarem aos 82 que já lá estavam, perfazendo um total de 275 militares.
Foi sem sombra de dúvida um dia muito especial, não só para os que iam pela primeira vez integrar uma Força Nacional Destacada (FND), como também para aqueles que já tinham este tipo de experiências. Uma coisa havia em comum: estavam pretes a deixar a familia, os amigos mais chegados e Portugal para cumprir uma nova etapa, para a qual treinaram durante cerca de seis meses, que estava preste a começar.
Após uma curta cerimónia de despedida, mas cheia de significado, presidida por sua Exª TGEN Abrantes dos Santos, Comandante Operacional das Forças Terrestres, é dada a ordem de entrar para os autocarros e seguir em direcção ao Lockheed Tri-Star 300 da Companhia aéria "Air LUXOR".
Chegados ao local do avião, ao tentamos entrar pela porta de frente, eis que surge um comissário de bordo e diz: "Peço desculpa, mas terão de entrar pela porta de trás, isto porque o mecânico ainda está a acabar de compor umas coisas e tem as ferramentas no chão", então, foi só dirigirmo-nos para a porta de trás, entrar no avião, procurar o lugar, sentarmo-nos e apertar o cinto de segurança! Depois... passados quase trinta minutos, alguém olha pela janela vê que as paletes da bagagem não estavam a ser carregadas para o avião. Alguém da companhia aéra trocou as paletes ou o avião, em cima da hora, conclusão: as paletes teriam que ser feitas novamente noutro tipo de palete. Devido às regras de segurança do aeroporto, os militares do Agrupamento GOLF, não poderiam ajudar a efectuar tal tarefa. Só podiam assistir calma e serenamente, à tal árdua tarefa.
Quase duas horas depois...começamos a ver as paletes a serem carregadas para dentro do avião. Finalmente iriamos partir! O comandante do avião dá ordem para fechar as portas. Mas surge outro problema: a porta de trás só fecha até meio. Assiste-se novamente a uma correiria de mecânicos e comissários de bordo, ferramentas para trás e para a frente, até que surge uma manivela para fechar a porta manualmente. Desta vez é que realmente iriamos partir! E assim foi. A esta hora já o nosso relógio biológico dava "horas", pois já estávamos na hora de almoço. O pessoal de bordo tinha preparado para nós apenas um pequeno-almoço, isto porque a partida do avião estava prevista para as 08H00. Então, para sermos compensados foi decidido trocar as refeições que estavam destinadas ao regresso do 1º BIPara com as nossas, o que não era mais do que um almoço tipo: pequeno-almoço. Por volta das 15H30 chegámos finalmente ao TO.
Apesar de tudo podemos sentir-nos contentes e satisfeitos, pois se fosse no Tempo dos Romanos demoravamos pelo menos metade do tempo de uma missão para cá chegar.

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