sábado, 9 de julho de 2011

APRONTAMENTO

MAJ Cav Mateus 
A nova reestruturação do dispositivo nos Balcãs, levada a efeito pela NATO implicou que a partir de Janeiro de 2003, fosse atribuída ao Contigente Português uma nova AOR, integrada no Multinational Battle Group (MNBG), subordinado à Brigada Multinacional Norte (MNB (N)) de comando Norte.americano.
Em conformidade com o atrás referido, o Agr GOLF irá ser projectado para o TO da BiH em Julho p.f., onde, participando na Operação JOINT FORGE, irá conduzir missões no âmbito de apoio à paz com a finalidade de garantir presença militar nos pontos criticos identificados e assegurar permanente de movimentos na AOR.
De revelar, que à FND foi atribuida sob Controlo Operacional, uma Companhia Eslovena, sendo a Área de responsibilidade atribuida a Portugal a região de DOBOJ. Com vista ao cumprimento da missão, elaborou-se um Plano de Instrução e Treino Operacional de modo a aprontar a unidade em seis meses, cujo conceito foi orientar a Instrução e Treino Operacional tendo como principais factores influenciadores: a missão, a natureza da operação, o tempo disponivel, as possibilidades e caracteristicas das forças em presença no TO (incluindo as não "declaradas"). a Área de Operações e as Operações de Informação (CIMIC, Informação Pública e Operações Psicológicas).
Com este conceito, conduziu-se a Instrução e o Treino Operacional em 3 fases: 1ª fase, iniciada a 13Jan03 e concluida a 07Fev03, convencionada de nivelamento, onde foram levadas a efeito as acções de instrução ao nivel de técnica individual, com vista ao nivelamento de conhecimentos, constituindo assim a base de partida para as fases seguintes; na 2ª fase, designada de Procedimentos Tácticos e Exercicios de Combate Padrão, e que decorreu de 09Fev03 28Mar03 ministrou-se a ICol e o Treino Operacional de nivel Secção, Pelotão e Esquadrão, com prioridade para as tácticas e técnicas no âmbito convencional; em 31Mar03 iniciou-se a ùltima fase que culminou a 30Jun03, onde foi ministrada a ICol e o Treino Operacional de nivel Companhia/Esquadrão e Agrupamento, incidindo o esforço para o Treino Orientado para a Missão.
Por fim, uma nota para realçar a rusticidade e intensidade que caracterizaram o aprontamento, bem patentes nos inúmeros Exercicios quinzenais e de Esquadrão/Companhia, nos Exercicios da BMI ROSA BRAVA 031, e exercicio final de aprontamento DOBOJ 031, quase todos realizados sob condições climatéricas adversas.

Finda a preparação, resta-nos desjar votos para uma boa missão, relembrando porém que,

"...cheio de Deus não temo o que virá, pois venha o que vier, nada será maior que a minha alma..."
                                                                                                  in Mensagem, Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário