sábado, 9 de julho de 2011

EXERCÍCIO DOBOJ 031


Decorreu de 30 de Maio a 03 de Junho, o exercício final de aprontamento do Agrupamento GOLF (força escalão Batalhão) levantada pelo CMSM/BMI, com base no Regimento de Cavalaria Nº4.
Este exercício visou avaliar e validar os níveis de Instrução Colectiva e do treino Operacional do Comando do Multinational Battle Group (MNBG) e Agrupamento GOLF (Agr GOLF) já ministrados e contemplados no Plano de Treino Operacional, e a capacidade operacional da Força, culminando assim, o aprontamento final da mesma.
Teve ainda por finalidade, o controlo e a conduta de Operações Tácticas, associadas às Operações de Apoio à Paz (PSO Peace Support Operations) e às operações no âmbito do Artº V, no quadro de missões e tarefas passíveis de serem desempenhadas pelo MNBG e em particular pelo Agrupamento Português atribuido à SFOR, sem nunca perder de vista o ambiente operacional que se vive na Bósnia-Herzegovina e as evoluções possiveis que tal ambiente pode assumir. O exrcicio decorreu sempre num ambiente de grande intensidade, não tendo sido por isso a força, por qualquer razão, tenha deixado alguma vez de dar uma resposta pronta, capaz e cabal a todas as solicitações. No final, os sentimentos eram de regozijo e de dever cumprido.

Treino de Operação de cerco e busca

Saliente-se que este exrecicio teve a particularidade de ter envolvido a população do Concelho de Constância. Não só a área de operações era abrangente às populações de Constância, Malpique e Montalvo, como também, na área de cooperação civil-militar foram executadas acções reais semelhantes às que se praticarão no teatro de Operações da BiH.
Destas acções de cooperação saliente-se a axecução de um caminho de acesso a munícipes de Malpique, a distribuição de ajuda humanitária e uma sessão de esclarecimento efectuada a alunos da Escola 2/3 + S de Constância.
A ajuda humanitária prestada consistiu na distribuição de pacotes de géneros alimentares provenientes de alguns excedentes que várias unidades do Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), tais como o RC4, 2º BIMec e BAS, rapidamente se prontificaram a ceder para que esta acção tivesse real alcance.
Demonstra-se assim que a realização de exercicios militares e preoaração de forças pode resultar numa melhoria, quer das condições de vida da polulação civil, quer do treino dos homens a projectar para qualquer Teatro de Operações.

1 comentário: